Como funciona a Contabilidade para seu Negócio de Comércio Eletrônico

COMO FUNCIONA A CONTABILIDADE PARA E-COMMERCE?

“Contabilidade é a linguagem do negócio.” Em 2019, o comércio eletrônico foi responsável por R$ 3,5 trilhões em vendas no varejo em todo o mundo. Tradução: há muito dinheiro a ser ganho com as vendas online.

Você vai abrir um negócio que depende amplamente do comércio eletrônico? Então, é importante que você atualize os conceitos básicos de contabilidade de comércio eletrônico.

Um bom balanço é como você avalia a saúde de seu negócio e aumenta seus lucros. Um balanço ruim pode levar ao fracasso de sua empresa, ou pior: problemas com impostos.

Quando você está apenas lançando seu negócio de comércio eletrônico, controlar suas finanças pode ser um pesadelo se você não teve que fazer nenhum balanço antes e se este é o primeiro negócio que você gerencia. Pode parecer opressor quando você primeiro dá uma olhada em tudo o que você precisa controlar e fazer.

Mas não tema. Uma vez que você divide tudo em partes, isso se tornará uma parte natural de suas operações diárias. E não ocupará muito do seu tempo.

 

FIQUE POR DENTRO DO SEU NEGÓCIO

Em primeiro lugar, você precisa ter certeza de saber quais são as leis que cercam a empresa. Isso exigirá uma extensa pesquisa online e talvez falar com um consultor tributário.

Para garantir que sua contabilidade corra bem, mantenha registros de todas as suas transações financeiras. Se você não fizer isso à medida que avança, acabará perdendo muito tempo tentando localizar documentos perdidos mais tarde, o que causará estresse desnecessário.

Guarde todos os seus recibos, faturas e tudo o mais que mostre suas receitas e despesas. Tente mantê-los arquivados em uma ordem lógica para economizar seu tempo no futuro. Por outro lado, você deve ter cópias digitais de todos os seus arquivos e dar-lhes nomes de arquivo apropriados, incluindo o tipo de documento e a data. Novamente, isso vai economizar uma quantidade significativa de tempo a longo prazo.

No final do dia, um negócio é a soma de seus fluxos de caixa. Embora as receitas e despesas devam ser observadas o tempo todo, ficar de olho no movimento real de entrada e saída de caixa pode lhe dar uma ideia maior de sua situação financeira.

Dividir suas receitas e despesas em vários componentes pode ajudá-lo a avaliar os níveis de liquidez e compreender o ciclo geral de pagamento. O balanço de contas a receber e contas a pagar tornará muito mais fácil para sua empresa planejar o futuro.

Se você nunca gerou uma relatório dos fluxos de caixa antes, pode ser necessário obter a ajuda de um contador. Declarações de fluxo de caixa precisas ajudarão a garantir que suas previsões futuras sejam confiáveis.

 

ESCOLHA UM SOFTWARE PARA SEU NEGÓCIO

A melhor maneira de gerenciar a contabilidade de seu empreendimento de comércio eletrônico é utilizar um software de contabilidade online. Esses softwares úteis geralmente podem ser configurados facilmente, permitindo que você assuma o controle de sua contabilidade.

Eles geralmente também estão na nuvem, então você poderá acessar seus dados onde e quando precisar. Algumas plataformas permitem até que você integre o programa de contabilidade ao seu site de comércio eletrônico, tornando as coisas ainda mais fáceis para você.

Então, mesmo que você já se sinta confortável em manter o controle do seu fluxo de caixa com o Microsoft Excel, um software de contabilidade de qualidade é algo que você precisará comprar. O software torna mais fácil monitorar contas, gerar relatórios financeiros detalhados e também tomar decisões de negócios com base em dados.

A maioria oferece uma versão de avaliação gratuita, permitindo que você veja qual funciona melhor para você.

Se sua empresa usa uma plataforma de comércio eletrônico, você deve ter certeza de escolher um software que facilite seus processos. Assim que o software for instalado, você poderá desenvolver um sistema totalmente integrado que pode economizar tempo e dinheiro.

 

CONVERSE COM ESPECIALISTAS

Se você tiver alguma dúvida ou achar todo o processo do seu negócio confuso, pode valer a pena contratar o seu próprio contador. Um contador (aquele que se especializa em comércio eletrônico) pode ajudar a garantir que você esteja seguindo todas questões fiscais e aliviando seus ombros.

Por fim, se você encontrar um contador online, certifique-se de escolher um que tenha ótimas avaliações. Muitas firmas online agora oferecem pacotes com suporte ilimitado em vez de pagamento por hora. Então, pesquise para encontrar o serviço que melhor se adapta a você.

Compartilhe:

Veja também...